domingo, 17 de fevereiro de 2013

PRAÇA DAS ARTES - O MUNICIPAL AINDA MAIOR


Praça das Artes: 
Anexos do Teatro Municipal
Escola Municipal de Música
Balé da Cidade de São Paulo 
Centro de Documentação Artística



A população de São Paulo tem mais um espaço cultural, a Praça das Artes. Anexo ao Teatro Municipal, o novo equipamento abriga as Escolas de Dança e de Música, o Conservatório Dramático e Musical e estacionamento para 200 veículos. A construção do complexo, um marco na revitalização da região central, está prevista na Meta 123 – “Implantar Praça das Artes”. 




As novas instalações será o endereço das escolas de formação artísticas do Municipal que, atualmente, contam com corpo discente de 1500 alunos. A Escola de Música ganhou 39 salas para os cursos de formação profissional em todos os instrumentos de uma orquestra sinfônica, além de regência, canto, saxofone, cravo, flauta doce e violão. Já a Escola de Dança ganhou vestiários e 10 salas amplas, todas equipadas com espelhos, barras e piano. A Escola forma bailarinos, em dança clássica e contemporânea. O auditório para música de câmara do antigo Conservatório Dramático e Musical foi totalmente restaurado e integrado ao complexo. Esse espaço ficou abandonado por mais de 50 anos e é o palco mais importante da cidade para esse tipo de música.



Para marcar a inauguração, foi aberta a exposição Conservatório na Praça das Artes que tem a curadoria de Marcia Camargos e Dan Fialdini. A mostra apresenta ao público a história da relação entre o Conservatório Dramático e Musical e do Theatro Municipal por meio de programas, fotografias originais, cartazes, figurinos de balé e de ópera.

Estão em andamento as obras do segundo módulo que poderão ser concluídas no prazo de um ano. Ele abrigará os corpos artísticos do Municipal: Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Coral Lírico, Coral Paulistano e Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. Além disso, será aberta uma praça interna, para o Vale do Anhangabaú, que receberá o monumento em homenagem a Verdi, de autoria de Amedeo Zani, e um bar externo. Quando concluído, o complexo de 28.500 m² terá ainda um restaurante e jardim interligado aos edifícios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário