Escola Normal Caetano de Campos fundada inicialmente em 16 de março de 1846, hoje denominada Escola Estadual Caetano de Campos, funcionava no prédio anexo à Catedral da Sé velha e foi transferida para a Praça da República para o edifício projetado por Antônio Francisco de Paula Sousa e Ramos de Azevedo inaugurado em 1894 onde atualmente está instalada a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
A escola ao sair desse edifício, em 1978 foi transferida para o bairro da Aclimação, em uma edificação moderna, situada no antigo terreno da Faculdade de Veterinária da Universidade de São Paulo.
Devido a muitas reclamações, uma parte dos alunos foi transferida para uma escola na Praça Roosevelt, no prédio antes pertencente ao Colégio Visconde de Porto Seguro e que anteriormente havia sido o Deutsch Schule (Escola Alemã), tornando-se uma sub-sede da Escola Estadual. No entanto a unidade que detém os decretos originais é a da Aclimação.
Entre outras personalidades marcantes, estudaram no Caetano de Campos Sérgio Buarque de Holanda, Francisco Matarazzo, Mário de Andrade, Cecília Meireles, Oscar Americano, Esther de Figueiredo Ferraz, Ludgero Preste sentre outros.
O edifício da praça da República foi tombado pelo Condephaat em 1978.
Nenhum comentário:
Postar um comentário