O Edifício Matarazzo, também conhecido como Palácio do Anhangabaú é a sede da prefeitura da cidade de São Paulo desde 2004, pertencia anteriormente ao Banespa, daí seu apelido de Banespinha.
Está localizado no Vale do Anhangabaú, junto ao Viaduto do Chá. É conhecido por seu jardim, localizado no último andar do edifício.
Foi projetado pelo arquiteto italiano Marcello Piacentini, a mando do empresário Francisco Matarazzo Júnior, e abrigou por anos a sede de suas indústrias. O projeto possui inspirações fascistas, visto a ligação do arquiteto com o regime de Mussolini e tem 14 andares e 27.800 m² de área construída.
O prédio serviu como sede das Indústrias Reunidas F. Matarazzo desde sua inauguração, no final da década de 1930, até 1972, quando foi vendido ao Grupo Audi.
Mediante acordo feito como o Banespa, o edifício foi cedido à prefeitura como parte da negociação da divida de R$ 885 milhões que a extinta CMTC(Companhia Municipal de Transportes Coletivos) tinha com esse banco, até então proprietário do prédio.
Ficou acordado que o município passaria a dever R$ 156 milhões, a serem pagos em quatro anos para o novo Banco Santander Banespa, que em contrapartida ganhou o direito de competir pelas contas dos funcionários públicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário