segunda-feira, 25 de março de 2013

COPAM - O CONCRETO COM FORMAS






Copan é um dos mais importantes e emblemáticos edifícios da cidade de São Paulo, no Brasil. Descrito como tendo "linhas sinuosas e elegantes", foi projetado por Oscar Niemeyer, e localiza-se num dos pontos mais movimentados do centro da capital paulista. É bastante conhecido por sua geometria sinuosa, que lembra uma onda, e pelos números superlativos de suas estatísticas. Tem 115 metros de altura, 35 andares (incluindo três comerciais), além de dois subsolos, e cerca de dois mil residentes.  É considerada a maior estrutura de concreto armado do Brasil. Possui 1 160 apartamentos distribuídos em seis blocos, sendo considerado o maior edifício residencial da América Latina.  A área comercial no térreo possui 72 lojas e um cinema, o antigo Cine Copan, que funcionou até 1986 e posteriormente foi ocupado pela igreja Renascer em Cristo, que desde março de 2008 se encontra interditada.

O Copan foi um dos grandes projetos para São Paulo apresentados por Oscar Niemeyer em 1951, encomendado para o IV Centenário da cidade (que viria a ser comemorado em 1954). A ideia era inspirada no Rockefeller Center, de Nova York, condomínio que unia um grande centro comercial e de lazer a residências. A campanha publicitária que lançou o empreendimento previa uma "chuva de dólares para o país" advinda de receitas do turismo, mas em questão de meses o governo federal liquidou extrajudicialmente o Banco Nacional Imobiliário (BNI), que era o responsável pelo repasse dos investimentos, provocando desinteresse da PanAm, a principal financiadora. A obra ficaria parada até 1957, quando o Bradesco assumiu o projeto.

Niemeyer relaciona a obra na autobiografia, apesar da insatisfação quanto ao Copan, cuja execução entregou a Carlos Lemos ao ver o edifício residencial apenas no terceiro piso durante as festas dos quatrocentos anos, e também porque estava a caminho de Brasília. O edifício Copan seria durante os anos 1950, 1960 e 1970 a imagem da "São Paulo moderna". Porém o arquiteto desinteressou-se pelo trabalho quando suas ideias iniciais não foram totalmente atendidas e acabou delegando a terceiros o desenvolvimento do projeto de execução. O Copan que vingaria é fruto isolado do projeto da Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo (criada por ocasião dos festejos do IV Centenário), que previa um hotel vizinho e ainda mais grandioso, uma laje ligando os dois prédios e sustentando um restaurante, além de piscina, galeria de lojas, jardins suspensos e garagens subterrâneas. A obra foi truncada pela quebra do BNI, e a conclusão do edifício residencial levou quinze anos. No prédio bem menor do que seria o hotel funciona hoje uma agência do Bradesco, que absorveu o BNI.

Quase tudo foi executado, com exceção do hotel e do teatro. Apesar de o edifício estar totalmente fora da sua concepção original, podendo ser atribuída a Niemeyer somente a forma exterior, continua sendo um marco referencial da maior importância para a leitura da cidade, persistindo como um dos símbolos da modernidade urbana do Centro Novo.



IGREJAS DE SAO PAULO: CONSOLAÇÃO








Igreja Nossa Senhora da Consolação, ou simplesmente Igreja da Consolação, é uma igreja católica localizada na Rua da Consolação, no centro da cidade brasileira de São Paulo, no estado de São Paulo.


A igreja foi fundada em 1799 e reformada em 1840. No início do século XX decidiu-se pela sua reedificação, no contexto da modernização das igrejas coloniais vigente na São Paulo da época. Numa carta de agosto de 1909, o arcebispo D. Duarte Leopoldo e Silva concedia ao vigário da paróquia da Consolação "faculdade para mandar demolir a atual igreja matriz da paroquia afim de que no mesmo lugar se possa erigir uma nova matriz que possa corresponder aos belos edifícios que ora existem nesta capital".

O terreno para a nova matriz, localizado ao lado da antiga igreja, pertencia a D. Veridiana Prado e foi comprado por 40 contos de réis. Tinha 35 metros de frente por 32 metros de fundos, e os lados mediam 42 e 50 metros. O projeto da nova igreja é de autoria do arquiteto alemão Maximilian Emil Hehl, professor da Escola Politécnica de São Paulo. A primeira pedra foi lançada em novembro de 1909, e as obras demoraram alguns anos.

A igreja foi construída em estilo revivalista neo-românico. A fachada principal apresenta um portal com arquivoltasrosácea e uma alta torre com relógio. O interior está decorado com pinturas murais. O altar-mor, trazido de Paris, é feito em carvalhomármore e bronze. A imagem da padroeira original do século XVIII, Nossa Senhora da Consolação, está hoje no Museu de Arte Sacra de São Paulo.

Ao longo dos anos o interior da igreja e suas pinturas foram muito deteriorados por infiltrações. Na Capela do Santíssimo Sacramento há seis telas de Benedito Calixto. Há também quadros de Oscar Pereira da Silva, alguns deles danificados num restauro mal-feito realizado em 1984. Outro ponto de interesse no interior é o órgão, trazido da Itália em 1931.
Em 2011 foi anunciada uma reforma integral do interior, para reparar as pinturas, detalhes decorativos e o órgão.



terça-feira, 19 de março de 2013

COLEGIO CAETANO DE CAMPOS



 Escola Normal Caetano de Campos fundada inicialmente em 16 de março de 1846, hoje denominada Escola Estadual Caetano de Campos, funcionava no prédio anexo à Catedral da Sé velha e foi transferida para a Praça da República para o edifício projetado por Antônio Francisco de Paula Sousa e Ramos de Azevedo inaugurado em 1894 onde atualmente está instalada a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.
A escola ao sair desse edifício, em 1978 foi transferida para o bairro da Aclimação, em uma edificação moderna, situada no antigo terreno da Faculdade de Veterinária da Universidade de São Paulo.
Devido a muitas reclamações, uma parte dos alunos foi transferida para uma escola na Praça Roosevelt, no prédio antes pertencente ao Colégio Visconde de Porto Seguro e que anteriormente havia sido o Deutsch Schule (Escola Alemã), tornando-se uma sub-sede da Escola Estadual. No entanto a unidade que detém os decretos originais é a da Aclimação.
Entre outras personalidades marcantes, estudaram no Caetano de Campos Sérgio Buarque de HolandaFrancisco MatarazzoMário de AndradeCecília MeirelesOscar AmericanoEsther de Figueiredo FerrazLudgero Preste sentre outros.
O edifício da praça da República foi tombado pelo Condephaat em 1978.



NOSSO ARRANHA CÉU - ED. ITALIA







Edifício Itália (cujo nome oficial é Circolo Italiano) é o segundo maior da cidade de São Paulo e do Brasil em altura, com 165 metros (151 m a partir do nível da rua) distribuídos em 46 andares. Inaugurado em 1965, é atualmente um dos marcos da cidade, protegido pelo Patrimônio Histórico por ser um dos maiores exemplos da arquitetura verticalizada brasileira.
A construção do Itália foi permitida pelas autoridades municipais apenas por se localizar em um dos pontos focais de São Paulo (na esquina das avenidas Ipiranga e São Luís, no centro da cidade), segundo consta nos documentos guardados pela administração do edíficio.
Um dos maiores destaques do edifício Itália é o restaurante localizado no seu topo, conhecido como Terraço Itália, que permite uma vista em 360 graus da cidade, sendo um dos maiores pontos turísticos da capital paulista.
No andar térreo do edifício há também um teatro e uma galeria. Em dois pequenos prédios anexos encontra-se um antigo clube (o Circolo Italiano, que ocupava a área antes mesmo da construção do prédio). Os demais andares são ocupados por escritórios.